Plataforma iTec

A Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC, do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação – MCTI disponibiliza a Plataforma iTec – Desafios e Soluções Tecnológicas, através do seguinte endereço eletrônico: http://www.plataformaitec.com.br.

De acordo com a página da plataforma, a iniciativa visa ao desenvolvimento da inovação aberta com transferência de tecnologia entre as instituições de pesquisa e os setores empresariais, com a geração de novos negócios. Entre outras características, é ainda uma plataforma aberta de negócios tecnológicos que promove o encontro de empresas que buscam ajuda em seus projetos e organizações que têm as soluções para esses desafios.

Dentro da plataforma, o usuário se cadastra como demandante (empresa que divulga desafios tecnológicos) ou solucionador (empresa/instituição que possui pesquisas/tecnologias capazes de solucionar desafios de empresas).

Seguem as orientações para a inscrição:

Tendo em vista que o NIT/IFSP rege os aspectos relacionados à proteção, transferência e gestão da PI inerente ou vinculada a criação ou à produção científica do IFSP, devem ser inseridos alguns dados da própria instituição, bem como deve ser informado ao NIT sobre o cadastro e demanda na plataforma, caso esta se enquadre na condição explicitada. A comunicação do cadastro deve ser realizada através do e-mail nit@ifsp.edu.br, indicando como assunto: “Cadastro – Plataforma iTec”. Portanto:

  1. Acesse o Formulário de Cadastro através do link: http://plataformaitec.com.br/cadastro.php;
  2. Na seção DADOS DA ORGANIZAÇÃO, preencha os campos com os seguintes dados:
    1. CNPJ: 10.882.594/0001-65
    2. CEP: 01109-010
    3. Endereço: Rua Pedro Vicente
    4. Número: 625
    5. Complemento: 0
    6. Cidade: São Paulo
    7. Estado: SP
    8. Nome da Organização: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (NÃO INDICAR CÂMPUS ESPECÍFICO)
    9. Setor econômico: Educação
    10. Site: http://www.ifsp.edu.br
    11. Tipo de Instituição: Pública
    12. Área responsável por transferência de tecnologia ou parcerias: Diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica
    13. Tamanho da empresa: Não se aplica.

Mais uma vez, vale ressaltar que as tramitações na plataforma não são confidenciais – portanto, pede-se cautela ao dispor informações que comprometam futura proteção de Propriedade Intelectual (ou proteções em andamento). Deve-se considerar, ainda, que qualquer possibilidade de parceria com empresas demandantes exige a emissão de Termo de Sigilo e Confidencialidade; a confirmação da parceria deve ser mediada pelo NIT, que assessora na elaboração do documento de cooperação técnica pertinente.

É recomendado, ainda, que seja feita uma busca prévia das demandas publicadas na plataforma para verificar a possibilidade de a solução ser vinculada a uma destas. De acordo com o FAQ da página, não há impedimento para submeter soluções sem vínculo a demandas, contudo, a probabilidade de compatibilidade entre desafio-solução será menor.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser encontradas na página da plataforma (http://www.plataformaitec.com.br), e através dos seguintes materiais:

Colocamo-nos à disposição de toda comunidade acadêmica para auxiliá-los neste procedimento, através dos seguintes contatos:

 Telephone dim

(11) 3775-4570

 Email dim

 nit@ifsp.edu.br