Edital do Inventor

 

A busca de anterioridade pode ser feita pelos inventores antes de submeter a proposta de registro de patente, através da consulta a diversas bases de patentes como:

  • Espacenet – Escritório europeu de patentes;
  • Uspto – Escritório americano de patentes;
  • Latipat – Busca de Patentes da América Latina e Espanha - faz parte do Espacenet;
  • JPO  Escritório japonês de patentes;
  • CIPO  Escritório canadense de patentes;
  • Google Patents
  • Free Patents On Line  Serviço gratuito que contém patentes americanas e européias.

O INPI disponibiliza manuais para buscas em 3 bases de patentes (INPI, Latipat e Espacenet). Clique aqui para consultar.

 

A Diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica divulga o resultado final referente a 3ª Etapa de seleção de invenções para realização de buscas de anterioridade, análise de potencial de patenteabilidade e elaboração de pedidos de patentes (Edital nº 750/2016). Confira o documento relacionado:

Resultado Final - Edital 750/2016

A Diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica divulga o resultado parcial referente a 3ª Etapa de seleção de invenções para realização de buscas de anterioridade, análise de potencial de patenteabilidade e elaboração de pedidos de patentes (Edital nº 750/2016). Confira o documento relacionado:

Resultado Parcial - Edital 750/2016

Entre os dias 16 de novembro de 2016 e 15 de fevereiro de 2017 estão abertas as inscrições para o Edital do Inventor (750/2016), promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

O edital agora está aberto para submissão de propostas em dois períodos: o primeiro entre 16/11/2016 a 13/01/2017; o segundo, entre 16/01/2017 a 15/02/2017. Estes períodos foram definidos em razão do término do prazo contratual vigente entre o IFSP e a empresa especializada que realiza os serviços de busca de anterioridade, redação e registro de patente, que ocorre no início de junho. Assim sendo, para que haja tempo hábil para realização destes serviços antes do término do contrato, as inscrições do 2º período se encerram em 15/02/2017. 

Alinhado com a Resolução IFSP nº 431/2011, o Edital do Inventor tem por objetivo identificar invenções criadas pela comunidade do IFSP, com potencial para patenteamento. Além da análise de patenteabilidade, as invenções selecionadas (...)

Entre os dias 03 de agosto e 02 de setembro estão abertas as inscrições para o Edital do Inventor (456/2016), promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Alinhado com a Resolução IFSP nº 431/2011, o Edital do Inventor tem por objetivo identificar invenções criadas pela comunidade do IFSP, com potencial para patenteamento. Além da análise de patenteabilidade, as invenções selecionadas receberão os serviços de busca de anterioridade e redação do pedido de patente, com posterior depósito da invenção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Todo o processo é custeado pelo IFSP.

Na edição do primeiro semestre de 2016, foram identificadas 8 invenções, que estão em fase de análise e busca de anterioridade.

O Núcleo de Inovação Tecnológica realizará conferência por Skype no dia 23/08, às 10h, para o esclarecimento de dúvidas sobre o edital. Os interessados devem enviar e-mail para nit@ifsp.edu.br, informando o usuário Skype, até as 12h do (...)

A Diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica divulga o resultado final referente a 1ª. Etapa de seleção de invenções para realização de buscas de anterioridade, análise de potencial de patenteabilidade e elaboração de pedidos de patentes (Edital nº 046/2016). Confira o documento relacionado:

Resultado Final - Edital 046/2016

Estão abertas as inscrições para o Edital do Inventor (046/2016), promovido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Alinhado com a Resolução IFSP nº 431/2011, o Edital do Inventor tem por objetivo identificar invenções criadas pela comunidade do IFSP, com potencial para patenteamento. Além da análise de patenteabilidade, as invenções selecionadas receberão os serviços de busca de anterioridade e redação do pedido de patente, com posterior depósito da invenção junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Todo o processo é custeado pelo IFSP.

Na edição de 2015, foram identificadas 3 invenções. Duas já foram depositadas, e uma está em fase de elaboração do pedido de patente. A edição de 2016 selecionará até oito propostas.

O período de inscrições vai de 04 de fevereiro a 15 de março de 2016.

O Núcleo de Inovação Tecnológica realizará uma conferência por Skype no dia 23/02, às 10h, para o esclarecimento de dúvidas sobre (...)

A Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação divulga o resultado final referente a 1ª. Etapa de seleção de invenções para realização de buscas de anterioridade, análise de potencial de patenteabilidade e elaboração de pedidos de patentes (Edital nº 429/2015). Confira o documento relacionado:

Estão abertas as inscrições para seleção de invenções para análise de potencial de patenteabilidade, buscas de anterioridade e elaboração de pedidos de patentes.

Período de Submissão: de 30/07/2015 a 10/09/2015.

Mais informações no Edital abaixo:

 

Palestra: "O SISTEMA DE PATENTES E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO"

Proferida em 19/08/2015 pelo Prof. Edemar Antonini (Antonini Invenções), parceiro do IFSP na assessoria ao Edital do Inventor 2015, foram abordados pontos gerais sobre conceitos de propriedade intelectual, objetivos e vantagens do sistema de patentes e requisitos para patenteabilidade de invenções.

A palestra está disponível através do link a seguir: https://youtu.be/-H1UyTP1RLg