Diretoria do Núcleo de Inovação Tecnológica

Núcleo de Inovação Tecnológica Banner

Quem somos


O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Federal de São Paulo foi implantado por meio da Resolução nº 431, de 09 de setembro de 2011, e tem por objetivo reger os aspectos relacionados à proteção, a transferência e à gestão da propriedade intelectual inerente ou vinculada à criação ou à produção científica do IFSP. A mesma resolução que cria o NIT no IFSP estabelece também a Política de Propriedade Intelectual da instituição.

 

Ações


O Núcleo de Inovação Tecnológica visa:

a) Fomentar, estruturar e regular os procedimentos que possibilitem a transferência de tecnologia pelo IFSP;

b) Prospectar resultados de pesquisa na instituição com potencial à proteção intelectual;

c) Prospectar empresas, organizações e instituições com potencial de interesse nas pesquisas desenvolvidas no IFSP;

d) Definir e regular uma política de proteção da propriedade intelectual desenvolvida no IFSP;

e) Fixar critérios para a participação dos servidores e não-servidores do IFSP nos resultados obtidos com a transferência de tecnologia, licenciamento de patentes e prestação de serviços tecnológicos.

 

Equipe


  •  Prof. Dr. Adalton Masalu Ozaki

Diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica

 

  • Ana Paula Damasceno de Brito

Coordenadora de Informação Tecnológica e de Propriedade Intelectual

 

  • Vanessa Castro Ferreira

Administradora

 

  • Daniel Bristot

Assistente em administração

 

  • Camilo Garcia Bogado

Assistente em administração

 

Contato


 Telephone dim

(11) 3775-4570

 Email dim

nit@ifsp.edu.br

 

 

Em abril, o NIT protocolou mais dois pedidos de depósito de patente junto ao INPI. Tratam-se de duas invenções contempladas pelo Edital 456/2016 (Edital do Inventor). Com os novos pedidos, o IFSP conta agora com 11 invenções em processo de avaliação para concessão de patente.

Saiba mais sobre os projetos:

Sistema para criação de roteiros, acompanhamento de treinos e análises de desempenho voltados a esportes aquáticos e sensor de toque: este projeto busca auxiliar nadadores durante treinos de natação. A ideia central é composta por um aplicativo que permite que um treinador crie uma rotina de treino com liberdade para inserir qualquer estilo de nado (ex: crawl, apenas perna, costas com nadadeiras) e descarregue esta rotina para um dispositivo eletrônico, montado ao lado da piscina. Com o auxílio de um sensor dentro da piscina, as informações de chegada/saída do nadador são computadas e relacionadas às informações da rotina de (...)

No segundo semestre de 2016 o Núcleo de Inovação Tecnológica do IFSP realizou o depósito de mais 04 pedidos de registro de patentes junto ao INPI.

Os pedidos são:

ARMADILHA PARA MOSQUITOS ELIMINADORA AUTOMÁTICA DE OVOS DE AEDES AEGYPTI - BR 10 2016 018900 4 (16/08/2016)

Inventores: RICARDO DE OLIVEIRA CAMARGO SCARCELLI; LEONE VEIGA MUNIZ

Armadilha para o mosquito, em que um recipiente feito de material metálico é capaz de armazenar água limpa. Esta cuba armazenadora de água passa por um processo de fervura automática capaz de eliminar ovos que tenham sido eventualmente depositados em seu interior. Após a fervura, a água contaminada é automaticamente descartada e, em seguida, o recipiente é novamente abastecido com água limpa. O controle (...)

O Núcleo de Inovação Tecnológica publica o resultado do edital de Prospecção Tecnológica, conforme documento em anexo.

Resultado Final Edital de Prospecção Tecnológica

A Rede Inova São Paulo (www.inovasaopaulo.org.br), da qual o IFSP faz parte, lançará uma plataforma para busca de competências. O objetivo principal é facilitar a busca, por parte das empresas, de especialistas em determinadas áreas de conhecimento. Desta forma, espera-se fomentar a pesquisa aplicada, e possibilidade de transferência de tecnologia para a sociedade.

Nesta primeira fase é importante que, até 16/05, cada servidor pesquisador do IFSP informe se deseja que suas informações do Currículo Lattes sejam disponibilizadas na plataforma de busca de competências. A Inova São Paulo não utilizará as informações para nenhum outro objetivo, e somente informações já públicas no Currículo Lattes serão disponibilizadas.

Os servidores interessados em disponibilizar seu currículo na plataforma podem acessar o link na página (...)