Diretoria de Pesquisa

O planejamento, a coordenação e gestão da criação de núcleos e grupos de pesquisa, a realização de atividades de fomento e a divulgação dos resultados à comunidade são algumas das atividades da Diretoria de Pesquisa do IFSP, que também é responsável pelo gerenciamento e supervisão dos programas de Iniciação Científica e Tecnológica e das publicações científicas.

ORGANOGRAMA DPQ


Diretoria de Pesquisa
Diretor: Emerson dos Reis
Fone: (11)3775-4569
E-mail: dpq@ifsp.edu.br


Coordenadoria de Bolsas de Iniciação Científica
Tem como principais atribuições coordenar e gerir os processos de bolsas de Iniciação científica e tecnológica, eventos científicos relacionados à pesquisa e organizar e manter atualizado um cadastro de pesquisas, de inovação e de docentes pesquisadores do IFSP.
Coordenadora: Erica Mayumi Shimada
Fone: (11) 3775-4569
E-mail: dpq@ifsp.edu.br


Coordenadoria de Publicações Científicas
Supervisiona, diagrama e coordena as atividades relativas a publicações científicas e tecnológicas no IFSP, assim como promove a divulgação dos resultados das pesquisas e inovação e realizar a edição anual do Catálogo-Geral de Pesquisas do IFSP.
Coordenador: Ademir da Silva Costa
Fone: (11) 3775-4569
E-mail:  sinergia@ifsp.edu.br


Diretoria Adjunta de Fomento à Pesquisa
A Diretoria adjunta de Fomento tem como objetivos administrar os processos de incentivo à produção acadêmica através do planejamento de atividades de fomento, a promoção do apoio institucional à realização de pesquisas e inovação e, em articulação com os campi, promover a captação de recursos com as agências de financiamento.
Também é promovido o incentivo à divulgação dos trabalhos acadêmicos produzidos através do Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (PIPECT/IFSP).
Diretora Adjunta: Cassia Silvestre Cabral
Fone: (11) 3775-4569
E-mail: dpq@ifsp.edu.br

Projetos de Pesquisa sem apoio financeiro

No IFSP, projetos sem apoio finaceiro são aqueles que não prevêem financiamento específico, contando com recursos ditos "econômicos", os quais se referem à insfraestrutura, aos materiais, aos serviços já disponíveis ou mesmo às bolsas pagas aos alunos com cota de demanda social ou vinculadas aos Programas da PRP, isto é, os projetos sem apoio financeiro são aqueles referidos no parágrafo único do art. 1º da Resolução nº 19, de 03 de maio de 2016.

Este tipo de projeto poderá envolver um único pesquisador, dois ou mais pesquisadores de um ou mais câmpus do IFSP, pesquisadores de outras instituições nacionais ou estrangeiras, além de discentes e técnicos.

  Atualmente, a comissão de servidores designada pela Portaria nº 431, de 02 de fevereiro de 2017 está elaborando a primeira versão da minuta do regulamento das atividades de pesquisa sem apoio financeiro.

Após a aprovação deste regulamento, mais (...)

A Pró-reitoria de pesquisa, inovação e pós-graduação (PRP) receberá, de 12/01 a 12/02/16, inscrições dos servidores do IFSP interessados em cursar Mestrado ou Doutorado em Tecnologia Nuclear, pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Serão ofertadas 20 vagas para Mestrado e 10 para Doutorado.

Para participar da seleção, é necessário enviar o formulário de inscrição e demais documentos requisitados para o e-mail: selecaoipen@ifsp.edu.br. O processo seletivo será conduzido pela instituição parceira e obedecerá ao Regulamento do Programa de Pós-Graduação do IPEN/USP, com acompanhamento do IFSP, conforme edital nº. 08/2016. Dúvidas podem ser direcionadas para o mesmo e-mail da inscrição.

O formulário de inscrição, bem como informações sobre os requisitos necessários, o cronograma do processo seletivo, entre outras podem ser obtidas no Edital abaixo:

Edital nº 8 - IFSP/2016

{chronoforms5}cadastro_pesquisador{/chronoforms5}